Dia Arquidiocesano do Catequista | 2013

No passado sábado, dia 14 de Setembro, realizou-se o Dia Arquidiocesano do Catequista, em Braga, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro e a Catequese de Rendufinho marcou a sua presença. 
Esta iniciativa, promovida pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese, decorre, à semelhança dos anos anteriores, numa altura em que se aproxima a abertura de mais um ano catequético em todas as paróquias, coincidindo com o segundo sábado de Setembro. 
Este ano, a nível da Arquidiocese, será o segundo ano pastoral dedicado à temática da Fé, incidindo agora de modo particular sobre a “Fé Celebrada”. Nessa linha o dia procurou ser precisamente um momento de verdadeira “Celebração da Fé”, recheado de propostas de formação, oração, assim como do convívio e da partilha que sempre se proporciona entre todos. Deste modo, depois do acolhimento, às 9h, seguido da oração da manhã, teve lugar a primeira conferência do dia, orientada pelo Pe. Paulo Malícia e subordinada, precisamente, à temática “Celebração da Fé”. A partir das 11h15m, os catequistas participantes puderam distribuir-se livremente por várias iniciativas a decorrer em simultâneo, desde Oficinas de Oração, assim como diversos ateliês, que abordaram temas directamente relacionados com a Fé e a celebração da mesma, nomeadamente, os Sacramentos, entre outros. Em alternativa puderam ainda assistir à conferência “Educar para a beleza dos símbolos”, orientada pelo Con. José Paulo Abreu. 
Ao longo do dia foi também possível receber o Sacramento da Confirmação, para quem o desejasse. 
O encontro terminou com a celebração da Eucaristia, às 16h, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, que no final 'enviou' os catequistas para a missão evangelizadora a que foram chamados nas suas comunidades.

Catequese de Rendufinho
Setembro 2013






Com tecnologia do Blogger.