>

Keblinger

Keblinger

Admonições Litúrgicas - Domingo de Páscoa (Ano A)

| 15 abril 2017

Admonição inicial feita por um leitor

“Por que buscais entre os mortos, Aquele que está vivo? Não está aqui. Ressuscitou!”. Na noite anterior, em todo o mundo, foi proclamada esta grande notícia. Foi aceso o Círio Pascal e entoado o canto do Aleluia. Hoje, estamos aqui reunidos para celebrar a ressurreição do Senhor e para recordar que fomos incorporados nessa vida nova de Cristo Ressuscitado. Celebremos, pois, com grande alegria e entusiasmo a grande festa da Páscoa. 

Cuidados na proclamação da Palavra

A primeira leitura comporta o testemunho dos discípulos acerca da vida de Cristo, pela voz de Pedro. Deve pautar-se por uma entoação firme, decidida, mas pausada, pois faz uma descrição dos acontecimentos. Realçar as expressões que envolvem “testemunho”, destacar as frases: “Nós somos testemunhas de tudo o que Ele fez” e “quem acredita n’Ele recebe pelo seu nome a remissão dos pecados”.
Para a segunda leitura, ter em atenção a possibilidade de escolha. Em ambas as hipóteses tomar um tom exortativo e alegre. Há Sequência Pascal: faça-se! E de preferência por outro leitor. Ter em conta a preparação do Evangelho pois também há a possibilidade de escolha.

Introdução à liturgia da Palavra

Hoje, rejubilamos em Jesus, o Filho de Maria: é alegria da Sua vitória sobre o pecado, sobre a morte.
Esta passagem da morte para a Vida eterna, alimenta a nossa Fé e, como João e Pedro, queremos correr para contemplar o túmulo vazio, mas cheio de esperança.
Iniciamos este tempo litúrgico com Maria, como modelo de contemplação na oração, alimentada na escuta Palavra do Pai, pois a Deus nada é impossível…



0 comentários:

Enviar um comentário

 

Copyright © 2011 - 2017 Catequese de Rendufinho